Aqui vão algumas dicas para uma comunicação bem sucedida e muito mais!
Saiba o que você quer. Defina o que você quer em termos positivos e, de preferência, no tempo presente.Observe o resultado obtido. Dê atenção a todo tipo de feedback que você receber e aprenda com ele de forma que consiga determinar o que está te levando em direção ao seu objetivo e o que está lhe distraindo.
Mude até você atingir o resultado desejado. É inútil fazer a mesma coisa repetidas vezes e esperar diferentes resultados desejado. Se você não conseguir o que deseja, tente novas abordagens, às vezes radicalmente diferentes, até conseguir o que quer.
Dizer por que você está fazendo algo para as pessoas tem uma grande influência em como elas vão reagir a você. Pessoas tendem automaticamente a aceitar pedidos quando são informadas das razões.
SEJA CONVINCENTE
Convencer é fazer com que os outros queiram fazer o que você quer que eles façam. Para que seja eficaz, três elementos devem estar presentes: uma primeira impressão confiável, uma lógica incontestável e um toque de emoção.
Confiança. Seu titulo, credenciais e reputação podem fazer com que você transmita mais autoridade e confiança. Em um primeiro contato ela pode ser obtida por meio de atitude (linguagem corporal,tom de voz) e da sua imagem pessoal.
Lógica. Sua posição, apresentação ou ponto deve fazer sentido, ou seja, ter coerência.
Emoção. Seu argumento deve atrair a imaginação e, dessa forma, as emoções.
SEU CÉREBRO SÓ PROCESSA INFORMAÇÕES POSITIVAS
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A linguagem do cérebro é feita de imagens, sons, sentimentos e, indo um pouco além, cheiros e sabores. O cérebro não consegue processar imagens negativas (não fazer algo, não ver algo); ele só consegue trabalhar com informações positivas. Então, esteja consciente para não plantar sugestões negativas na mente dos outros com as palavras que você escolher. Fale no positivo:
- Diga “Foi um prazer” em vez de “Sem problemas”.
- Use as palvras “Ligue-me” em vez de “Não hesite em me ligar”.
ENCONTRE A ABORDAGEM CORRETA
Estados conectores. Pode influenciar a atitude com a qual você e suas idéias serão recebidas. Descubra quais estados emocionais se conectam para levar as pessoas de onde estão agora para onde você quer que estejam. Utilizando sua própria atitude, uma linguagem sensorialmente rica e corporal, pratique conectar estados emocionais (curioso, entusiasmado, calmo) em casa e no trabalho, como uma brincadeira.
Entrevistas de emprego. Pesquise sobre a empresa antes da entrevista. Use a informação que você adquirir para criar um comercial de dez segundos convincente que o conecte à empresa – um que mostre como suas experiências, habilidades e pontos fortes fazem de você a pessoa ideal para o trabalho.
Ao telefone. Não há linguagem corporal para você ler ao telefone, sem dicas do que o seu parceiro está pensando ou sentindo exceto por suas palavras e seu tom de voz. Da mesma forma, ele não tem como saber o que você está pensando ou sentindo. Então, deve estar atento em como soa e como se expressa. O seu tom e o seu ritmo são simplesmente tão importantes quanto as palavras que você escolhe.
Socializando. Aproveite um almoço ou ocasião social para se conectar, explorar e dividir. Para socializar mais efetivamente, lembre-se de saber o que você quer, ter uma atitude útil e uma linguagem corporal aberta, ser apresentado, estar focado em fazer conexões e juntar-se a um grupo se precisar.
O CUMPRIMENTO
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Socializar é uma habilidade mais natural para uns, porém todos podem aprender as habilidades necessárias para fazer conexões com as pessoas. O processo testado e aprovado para cumprimentar as pessoas pode ser dividido em cinco partes:
Abrir: Abra a sua atitude e o seu corpo. A ponte seu coração ao da pessoa que está encontrando.
Olhos: Seja o primeiro a fazer contato visual. Mentalize a cor dos olhos da pessoa.
Sorriso: Seja a primeira pessoa a sorrir. Deixe que seu sorriso reflita sua atitude e mostre que você é confiável, honesto e entusiasmado.
Falar: Cumprimente a pessoa com uma voz calorosa e amigável. Fale seu nome primeiro. Tome a liderança. Torne um prática lembrar os nomes das pessoas.
Sincronia: Sincronize sua linguagem corporal e sua voz com a da pessoa.
APRESENTAÇÕES
Sempre que possível, levante-se para cumprimentar a pessoa. É simplesmente outra maneira de remover barreiras entre vocês.
Mantenha seu aperto de mão firme, rápido e respeitoso.
Junte pessoas apresentando-as. Seja visto como um facilitador talentoso. Apresente a grande estrela à menor estrela.
Não espere para ser apresentado. Encontre alguém para apresentá-lo ou mantenha seus olhos abertos para oportunidades de se apresentar.
Fale ao apresentador uma ou duas coisas para ele mencionar na apresentação.
COMO FAZE-LOS FALAR
As regras básicas para se conectar com sucesso são: faça-os falar e mantenha-os falando. Permaneça focado, observe ativamente, escute ativamente, dê feedback e incentivo e tenha certeza de que você escuta mais do que fala.
Encontre assunto em comum. Quanto mais rápido você puder achar coisas em comum com a pessoa ou as pessoas com quem está se conectando, mais rapidamente a harmonia poderá ser estabelecida.
Faça perguntas que aticem a imaginação. Seja curioso a respeito dos outros.
PERGUNTAS
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Perguntas são as velas de ignição de uma conversa.
Faça perguntas abertas, que abrem as pessoas e as mandam direto ao coração e à imaginação. Elas não podem ser respondidas com um simples “sim” ou “não” e freqüentemente começam com “quem”, “o que”, “onde”, “por que”, “quando” ou “como”.
Evite perguntas fechadas, que retraem as pessoas. Elas podem ser frequentemente respondidas com uma única palavra e normalmente começam com “Você fez/disse?” ou “Você é/está?”.
Use comandos que atingem direto a imaginação: “O que você acha sobre...?”, “Conte-me sobre...”.
Fique atento às respostas de seu parceiro e vá fazendo perguntas, sempre demonstrando interesse.
Tente responder perguntas com outra pergunta. Isso pode ajudar a criar um senso de harmonia.
CONVERSANDO
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Quando a conversa ganha movimento, é hora de passar de perguntas educadas e inquisitivas para algo mais pessoal.
É muito importante construir relacionamentos e a melhor maneira de construí-los é ser apresentado por alguém que ela/ele respeita e abordá-la
Permaneça focado nos seus objetivos e mantenha-se na linha durante toda a conversa. Lembre-se do resultado desejado e permaneça positivo.
É crucial dar feedback físico e verbal. Mostre com sua linguagem corporal que você entende e está interessado na outra pessoa.
Foque na pessoa com quem você está. Esse senso de proximidade entre vocês irá induzir sentimentos de importância no seu parceiro.
Permaneça curioso. Fazendo perguntas, permanecendo engajado e atraindo o seu parceiro, irá descobrir o que o incomoda.
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