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Como Fazer Uma Apresentação De Sucesso?




O maior desafio de grande parte das pessoas é fazer apresentações, seja na escola, na faculdade e até em empresas. Por isso trago aqui algumas dicas de como fazer uma ótima apresentação. Caso você erre em alguma etapa, não desista! Essas dicas não foram feitas para serem executadas todas de uma vez e sim para que você aperfeiçoe aos poucos suas apresentações. Bom proveito :)

Como fazer uma ótima apresentação?

Estabeleça credibilidade e autoridade. Mantenha uma atitude realmente útil, contato visual, sorriso, imagem pessoal e tom de voz envolvente.
Transmita o seu ponto nos primeiros noventa segundos ou menos. A audiência tem três perguntas recorrentes na cabeça: “E daí?”, “Quem se importa?”, “O que eu ganho com isso?”. Nada deixa a sua audiência mais impaciente do que não saber o que está fazendo ali. Crie sua mensagem principal. Seu ponto tem de conter causa e efeito com os quais a audiência consiga se relacionar.
Preocupe-se com o seu assunto. Não tente ser um ator no palco. Amarre-se a uma grande ideia – algo significativo – e a sua conexão com a audiência virá do coração criando envolvimento emocional. Controle a sua respiração. Use a técnica da respiração quadrada (inspire, contando até quatro; prenda a respiração por quatro segundos; expire, contando até quatro; prenda a respiração por quatro segundos; repita dez vezes) para ajudá-lo a relaxar e superar o medo de falar em público.
Para que conceitos complicados soem simples, interessantes e memoráveis utilize analogias acessíveis e animadas e metáforas.
Mostre um pouco de personalidade. Mostre sua personalidade durante a sua apresentação. Isso lhe permite se conectar e se comunicar melhor com a sua audiência. Inclua metáforas e histórias contadas. Essas técnicas direcionam a sua audiência para os seus sentidos, para imagens, sons, sentimentos, cheiros e sabores – para o reino da imaginação. Use-as. Fazem a sua apresentação muito mais rica. Isso pode fazer com que você capture a atenção da sua audiência.

TÉCNICAS

Caminho Das Pedras

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A técnica do caminho das pedras oferece uma estrutura concreta para contar histórias que seguram a audiência. Ele envolve a montagem da cena e do desafio, descrevendo tentativas de resolução do problema e então revelando a solução.

Contar uma boa história é como atravessar um riacho por um caminho de pedras. O riacho é o problema e as pedras são o caminho para a solução. Três pedras normalmente são suficientes.
No começo, estando na margem do rio, você define a sua história e expõe o seu ponto. É aqui que você introduz o(s) personagem(ns) (quem), o ambiente ou localização (onde) e o tempo (quando).
Pisando na primeira pedra, você explica o problema, dilema ou dificuldade.
Movendo-se para a segunda pedra no meio da correnteza rápida do riacho, você descreve uma ou duas tentativas falhas de resolver o problema antes de saltar para a terceira pedra e revelar a solução.
Conforme chega à margem oposta, você passa um fechamento emocional e reafirma o seu ponto. Ao apontar para o futuro, você pode convidar os seus ouvintes a se imaginarem na mesma situação e usarem o que aprenderam com sua história para resolver o problema.
Comande os seus ouvintes a visualizar como utilizariam o que eles ouviram: “Apenas imagine...”, “Imagine-se no futuro quando...”, “A próxima vez que você se deparar com...”.
Muitos palestrantes vão fisicamente de pedra em pedra enquanto falam. Eles, na verdade, visualizam as pedras no chão ao seu lado ou a sua frente, e então pisam na pedra apropriada conforme chegam naquela parte da história. Esse método é chamado de “marcação analógica” e ele liga a informação a um lugar específico no palco da mente da audiência.
Se o palestrante quer fazer referência a algo na margem inicial ou em alguma das pedras já passadas, volta e fica em pé no lugar imaginário, de forma que a audiência esteja lá com ele e relembre o que disse antes.

História Contada

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Suas histórias devem ser concisas e diretas ao ponto. Não há espaço para divagações e distrações. Cheque as suas histórias a partir dos dez testes abaixo e aperfeiçoe o seu desempenho.

1. A história levanta as três questões fundamentais: “E daí?”, “Quem se importa?” e “O que eu ganho com isso?”?
2. Tem um ponto? Lembre-se: sem ponto, sem história. Qual é o ponto?
3. É diferente (não é mais uma história de escritório)? Faça-a interessante, diferente e até triunfante.
4. É emocional? Ela se conecta com as emoções da sua audiência?
5. Ela mostra e conta? Além de transmitir uma sequência de eventos, a sua história descreve como as coisas são, soam, cheiram, são sentidas e como são seus gostos? Para um melhor efeito, ela deve transmitir pelo menos algumas informações sensoriais.
6. É curta e simples?
7. Uma criança de dez anos consegue entendê-la?
8. É divertida?
9. Ela parece ser verdadeira?
10. Você evitou descrições detalhadas de pessoas, lugares e coisas? Tirou partes que não afetam diretamente a sua história?

BENEFÍCIOS DA HISTÓRIA CONTADA

Você pode usar as suas habilidades de história contada de inúmeras maneiras, incluindo:
- Sugerir idéias aos funcionários, clientes, colegas de trabalho, acionistas, amigos e familiares;
- Provocar mudanças no comportamento,hábitos e atitudes;
- Guiar e motivar indivíduos, grupos e populações;
- Quebrar barreiras e iniciar transformações;
- Compartilhar seus valores;
- Fazer conexões emocionais e comunicar-se em um nível pessoal;
- Dar vida aos seus produtos e serviços;
- Simplificar conceitos complexos;
- Incrementar a apresentação de fatos e números.
Lembre-se do mais importante: Sem ponto? Sem apresentação.

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